A maior rede de estudos do Brasil

Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica

“Deslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. p. 10. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília. Link: http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/download%5Cencontro_paic_ceu_24_2602_2010%5C historias_do_metodos_de_alfabetizacao_brasil.pdf. Acesso em 02 maio 2016.

Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, acerca da compreensão das concepções de alfabetização sem métodos, analise as afirmativas a seguir:

I. As crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Não é um processo de passo a passo, mas de construção e de reconstrução da aprendizagem.

II. Ao iniciar a aprendizagem, os alunos não possuem conhecimento, é preciso ensinar todo o processo de alfabetização.

III. É possível escrever textos antes mesmo de dominar o código alfabético.

IV. As crianças aprendem as características do sistema alfabético e da linguagem escrita que se usa em diversas situações do cotidiano.

 

 

Estão corretas as afirmativas:

A
Afirmativas I, II e III.
B
Afirmativas I e III.
C
Afirmativas III e IV.
D

Afirmativas I, III e IV.

E
Afirmativas I e IV.

3 resposta(s)

User badge image

Lucia

Há mais de um mês

você tem mais provas?
User badge image

MARIA

Há mais de um mês

eu quero mais provas

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes