Buscar

O que é um movimento amebóide?

O que é um movimento amebóide?

💡 6 Respostas

User badge image

Luma Babolim Antonio

De modo simplificado, o movimento amebóide é uma projeção celular do microorganismo que tem função principal a captura de alimentos e movimentação quando em contato com o substrato. Essas projeções são chamadas de pseudópodes e podem ter diferentes morfologias (lobópode, filópode, reticulópode, actinópode, etc.) dependendo do organismo amebóide estudado.
5
Dislike0
User badge image

Yuri Estevam

O movimento amebóide é a capacidade que alguns tipos de células têm de alterar rapidamente a consistência de seucitosol, gerando fluxos internos que permitem à célula mudar de forma e se movimentar. Podemos observar esse tipode movimento em muitos protozoários e em alguns tipos de células de animais multicelulares. Além da parte fluida, o citoplasma contém bolsas e canais membranosos e organelas ou orgânulos citoplasmáticos,que desempenham funções específicas no metabolismo da célula eucarionte. 

3
Dislike1
User badge image

Samarah Kelly

O estado gel transforma-se em estado sol numa determinada região da célula, acarretando a formação de uma corrente citoplasmática com o deslizamento do conteúdo celular. A membrana plasmática emite projeções temporárias, denominadas pseudópodes, que permitem a locomoção da célula e a captura de partículas alimentares. As transformações gel pra sol e vice-versa são reversíveis, de acordo com as necessidades celulares.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais