Buscar

Explique a afirmação “Altos índices de parasitoses são ao mesmo tempo causa e consequência do subdesenvolvimento”

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Hernandes

A não higienização e desenvolvimento contribiu para a proliferação dos mesmos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Parasitoses são doenças causadas por parasitas, alguns exemplos são: amebíase, giardíase, esquistossomose, ascaridíase, malária e dentre outros.


Para compreender a afirmação, é importante saber sobre a forma de transmissão de algumas dessas doenças. No caso da giardíase, amebíase e ascaridíase, ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados. No exemplo dessas três parasitoses, a profilaxia é basicamente a mesma: saneamento básico.

Dados recentes* mostram que apenas 51,9% da população brasileira tem esgoto tratado, os outros 48,1% não têm acesso ao saneamento, despejando o esgoto em fossas ou diretamente no ambiente.

*Fonte: http://www.snis.gov.br/diagnostico-agua-e-esgotos/diagnostico-ae-2016


Algumas parasitoses são muito mais frequentes em países subdesenvolvidos que não oferecem saneamento básico e água potável à população. Essas doenças só são mais frequentes por conta da falta de acesso ao saneamento (consequência)  e essa falta de acesso acaba, também, sendo a causa do subdesenvolvimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais