Buscar

Como é composto o sistema eleitoral?

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Quatro sistemas eleitorais têm se destacado: o majoritário, o proporcional, o distrital e o misto.

No Sistema  Majoritário, o candidato que receber a maioria dos votos válidos do distrito (ou circunscrição) é considerado vencedor do certame. Essa maioria pode ser relativa ou absoluta dependendo do tipo de eleição e da legislação do país.

No Brasil, o sistema majoritário é utilizado para a eleição do chefe do Poder Executivo (Presidente da República, Governador, Prefeito e respectivos vices) e dos Senadores. Encontra fundamento nos artigos 28, caput, 29, II, 32, § 2o, 46 e 77, § 2o, da Constituição Federal.

Importante destacar que as eleições para Prefeito em municípios com menos de 200.000 eleitores, nos termos do artigo 29, II, CF, segue o sistema majoritário de maioria relativa.

O sistema proporcional, por sua vez, busca refletir os diversos pensamentos e tendências existentes na sociedade. Visa, em especial, garantir a representação de grupos minoritários. Permite o voto no candidato ou no partido (voto de legenda), caso em que apenas para ela o voto será computado. Assim, tal sistema não considera somente o número de votos atribuídos ao candidato, como no majoritário, mas sobretudo os endereçados à agremiação

O sistema proporcional apresenta certas distorções, como:

Eleva os custos da campanha, pois essa é realizada em todo o território da circunscrição eleitoral;

devido à necessidade de  o partido atingir o quociente eleitoral, raras vezes um candidato é eleito tão somente com a própria votação (conta com a transferência de votos de outros candidatos para a formação do quociente eleitoral;

É o sistema adotado nas eleições para Casas Legislativas, a saber: Câmara de Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores, nos termos dos artigos 27, § 1o, 29, IV, 32, § 3o, e 45, da Constituição Federal.

O número de vagas conquistadas liga-se diretamente ao número de votos obtidos nas urnas. Assim, para que um candidato seja eleito, é preciso que seu partido seja contemplado com um número mínimo de votos, denominado quociente eleitoral. Havendo coligação partidária, os votos conferidos aos partidos que a integram devem ser somados, porque a coligação é considerada uma entidade única, ou seja, um só partido.

Obtém-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior.”

No sistema distrital, a eleição apresenta natureza majoritária. Divide-se o território em distritos. O número de distritos equivale ao número de cadeiras a serem ocupadas na respectiva Casa Legislativa. Cada partido pode apresentar um só candidato por distrito. Cconsidera-se vitorioso o candidato que obtiver o maior número de votos no distrito. A maioria poderá ser simples ou absoluta. O sistema de maioria simples é adotado nos EUA, por exemplo.

É criticado por contribuir para a ínfima representação de grupos minoritários existentes na sociedade, bem como a perpetuação dos grandes partidos.

Segundo José Jairo Gomes, o Sistema Misto é “formado pela combinação de elementos do majoritário e do proporcional e tem em vista as eleições para o parlamento. A circunscrição eleitoral (União, Estado, Distrito Federal ou Município) é dividida em distritos. No dia do pleito, aos eleitores são apresentadas duas listas de votação: uma majoritária (restrita ao distrito), outra proporcional (abrangente de toda a circunscrição). Na primeira lista, segue-se a lógica do sistema distrital. Ou seja, os eleitores votam no candidato indicado pelos partidos àquele distrito, considerando-se eleito o que obtiver mais votos no distrito. Na segunda lista, o eleitor vota em um partido – voto de legenda –, não em candidatos. A apuração do eleito leva em conta a votação em toda a circunscrição, isto é, em todos os distritos, sendo feita com base em critérios proporcionais.”

1
Dislike0
User badge image

Aurileide Farias

O SISTEMA ELEITORAL É COMPOSTO POR 3 PODERE, SENDO ELES: EXECUTIVO, LGISLATIVO E JUDICIÁRIO

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais