Buscar

Diminuição da Maioridade Penal ou Emancipação Criminal? O que fazer para solucionar a crise da Segurança Pública?

Segurança Pública é uma de nossas principais preocupações na atualidade,  mas como resolver o problema?

💡 3 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Primeiramente devo dizer que concordo que atualmente é auto e alarmante o índice de crimes praticados por menores, mas esse não é o único problema presente na segurança publica atual. O discurso político de "redução da maioridade penal" ou da "emancipação criminal" não me convence, e, ainda que considerado Constitucional (a redução não é Constitucional), não resolveria o problema. É de se notar que partir da premissa de punição de jovens infratores deve considerar o resultado final dessa funição: atualmente funciona? Todos sabemos que não. A prisão não funciona, prova disso é que o Brasil tem uma das maiores populações carcerarias do mundo (cerca de 800.000 presos) e o problema só cresce. S Sem dúvidas o problema da Segurança Pública, antes de tudo é um problema social. E a educação, como anda? Por essas razões é que o discurso posto e reforçado por polícitos sobre a redução ou emancipação não tem razão prática. É, na verdade, uma válvula de escape, pois, afinal, o problema atual da Segurança Pública é por conta da ausência de punição dos menores. Por outro lado o discurso em torno da Educação é sempre o mesmo: Quantidade ( não qualidade). Afinal, por qual motivo os governantes desejariam uma população instruída? Na minha opnião diminuir a maioridade penal ou a emancipação criminal não resolve, somente serve de argumento de campanha política, sem falar-se na sua inconstitucionalidade.
4
Dislike0
User badge image

TALINE LORRAINNE

Na minha opnião é viável a redução da maioridade. Talvez mais por uma questão de senso de justiça, do que pra resolver a Segurança Pública. Vivemos em um país em que uma pessoa de 16 anos pode votar, casar, constituir empresa, mas não pode responder por crimes que comete, é meio absurdo achar que alguém nessa idade não tem a noção do que está fazendo.

Também conta o fato de que, quanto às medidas sócio-educativas, a internação é uma excessão. Na maioria dos casos o adolescente assina um termo e é posto em liberdade, pra cometer mais infrações. Isso dá segurança pra que ele continue na atividade delitiva.

Mas só a redução da menoridade não acabaria com os problemas de segurança, pra termos um país seguro temos que investir em duas coisas: 1 - educação, pra desde cedo manter as pessoas afastadas da criminalidade; 2- a reforma carcerária, porque hoje em dia, uma prisão que deveria reabilitar, na realidade acaba por agravar, quem é preso sai pior do que entrou. Sem esses dois fatores nunca teremos uma segurança publica efetiva.

1
Dislike0
User badge image

Andrea Nurra

O problema da segurança pública esta muito longe de ser resolvida, isso é fato, mas o que não podemos mais tolerar, aceitar, é que jovens de 15, 16, 17 anos continuem matando, estuprando, roubando, "tocando terror" nas cidades e fique por isso mesmo. Além de não pagarem pelos seus crimes, nada fica registrado, total impunidade. E com isso, eles se sentem cada vez mais fortes mais intocáveis. Sou totalmente a favor em punir quem quer que seja independente da idade, cor da pele, razão social, profissão etc. Errou? Fez algo que a lei prever como crime? Então deve responder pelos seus erros, pelos seus crimes na medida de sua gravidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais