Buscar

como ocorre o acesso malarico? ele coincide em que fase no ciclo evoloutivo do parasita?

💡 2 Respostas

User badge image

Sofia Rachel

 Esse acesso malárico se da pela destruição cíclica dos eritrócitos ao final da esquizogonia, e liberação do pigmento malárico, levando a: 1) calafrios e tremores, temperatura em elevação; 2) febre alta, sensação de calor e cefaléia intensa; 3) queda da temperatura, sudorese. Os acessos maláricos se repetem com intervalos diferentes, de acordo com a espécie do plasmódio: P. falciparum - com intervalos de 36 a 48 horas (terçã maligna); P. vivax - acessos em dias alternados, 48 em 48 horas (terçã benigna); P. malariae - os acessos se repetem a cada 72 horas (febre quartã). O acesso malarico coincide com a ruptura das hemacias ao final da esquizogonia.

4
Dislike0
User badge image

Yanka Salazar

Posso estar errada mas lembro de assistr uma palestra diz que os primeiros sintomas surgem após a liberação dos parasitos hepáticos na corrente sanguínea, isso vai induzir a secreção de TGF-beta. Já na corrente sanguínea, a célula parasitada se rompe liberando componentes solúveis (moléculas e Ag), estes vão iniciar o processo de ativação imunológica causando febre, inflamação, calafrios etc etc. então acredito que corresponde à esquizogonia no ciclo do parasito.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais