Buscar

Capacidade Produtiva... #Discuta!

💡 2 Respostas

User badge image

Flavio Gonzaga2

A capacidade produtiva esta ligada aos estudos da melhor utilização de recursos finitos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Profissionais da indústrias especialmente envolvidos com o estoque estão acostumados a falar sobre a capacidade produtiva e sua relação com a demanda. Isso porque, uma demanda superior à capacidade de produção significará clientes não atendidos ou atendidos com atraso e que posteriormente vão fazer reclamações, diminuindo a credibilidade da sua empresa com os outros consumidores.

Por outro lado, com uma capacidade produtiva maior do que a demanda com toda certeza sua organização terá problemas com máquinas e trabalhadores ociosos, além de estoque parado. E isso, como você bem sabe, tampouco é bom para o negócio.

Toda empresa, independente do ramo de atuação, tem uma capacidade produtiva calculada com base em unidades de produção ao longo de determinado período de tempo. Ou seja, quantos itens é possível fabricar tomando-se como medidas as horas, turnos, dias, semanas ou meses. Vamos usar uma fábrica de calçados para explicar cada uma delas.

Capacidade instalada: As máquinas e as pessoas produzem 100 pares por hora, de um mesmo modelo. Em um dia normal, de 24 horas, seriam fabricados 2.400 pares. Isso considera o funcionamento máximo, sem a ocorrência de perdas, faltas, paradas de máquinas ou qualquer outro tipo de imprevisto. É um cálculo hipotético, que ajuda a empresa a tomar decisões estratégicas.

Capacidade disponível: Essa mesma fábrica funciona em dois turnos de trabalho, de oito horas cada. No total, são 16 horas de trabalho, o que possibilitaria fabricar 1.600 pares. Também não são consideradas as perdas, faltas ou paradas nas máquinas, por qualquer motivo. Para ampliar essa capacidade, o empreendedor pode decidir entre investir em novas máquinas, contratar mais pessoas ou operar em mais um turno de trabalho (o que vai envolver mais gente).

Capacidade efetiva: Funciona aqui o mesmo raciocínio da capacidade disponível, mas é feito um planejamento de perdas, a partir de alguns fatores que são previsíveis em qualquer planta industrial, como manutenções preventivas; trocas de turnos; necessidade de limpeza de equipamentos devido aos setups para linhas de produtos diferentes; amostras de qualidade, entre outros. Vamos supor que, considerando-se as especificidades de cada um, há uma perda planejada diária de 3% da capacidade disponível. Isso vai significar uma produção diária de 1.552 pares.

Capacidade realizada: Corresponde à capacidade efetiva, considerando-se também as perdas não planejadas, representadas por fatores como falta de energia, de insumos, absenteísmo, estrago de maquinário, investigações de problemas de qualidade. A análise do histórico da empresa ajuda a calcular essas perdas, mas vamos supor que sejam da ordem de 5% ao dia. A produção diária cairia para 1.474 pares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais