Buscar

Quais as características fundamentais que diferenciam os sistemas romano-germânico do sistema denominado de common ale ?

💡 4 Respostas

User badge image

Elizeu Pina

Bem

O  civil law, como é conhecido o sistema de direito romano-germânico, é o mais difundido no mundo, e baseia-se estritamente na codificação das leis e a existência de códigos, tendo como principal característica o direito escrito.

Já o common law, sistema jurídico dos países anglo-saxões, possui forte influência dos costumes e do direito costumeiro, embora não deixe de utilizar as leis codificadas. Sua principal característica é a formação dos precedentes criados pelos tribunais.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/14208052#readmore

0
Dislike0
User badge image

Patricia C_2106

sistema romano-germânico ou Civil Law é o sistema jurídico mais disseminado no mundo, baseado no direito romano,a partir do século XI e sistematizado pelo fenômeno da codificação do direito. No direito romano, foi formada uma legislação completa regida pela razão e o dever. Diante da lei o homem era considerado cidadão, e não havia qualidade mais alta, e quem não podia alcançar esse atributo eram os escravos, estavam fora da comunhão do mundo social, tinham a fraqueza de mulher, e não lhe era dado libar o vinho as garantias políticas. As instituições romanas prendem-se a um organismo posto em jogo pelo princípio do egoísmo, provado pelo fato de que nunca perdem de vista os laços que prendem o indivíduo ao todo.
Common law ( "direito comum") é o direito que se desenvolveu em certos países por meio das decisões dos tribunais, e não mediante atos legislativos ou executivos.  Nos sistemas de common law, o direito é criado ou aperfeiçoado pelos juízes: uma decisão a ser tomada num caso depende das decisões adotadas para casos anteriores e afeta o direito a ser aplicado a casos futuros. Nesse sistema, quando não existe um precedente, os juízes possuem a autoridade para criar o direito, estabelecendo um precedente. O conjunto de precedentes é chamado de common law e vincula todas as decisões futuras. 

0
Dislike0
User badge image

Patrícia Pires

Commam law é um sistema que funcionam em países anglo saxonicos (Estados Unidos, Inglaterra) nele, existe regras na constituição, porém, o julgamento do caso cabe ao juiz Já no Civil Law (Brasil) a constituicao é a maior de todas, tudo o que devemos ou nao fazer está lá, apenas alguns casos vão para o juiz
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais