Buscar

qual a importância da bainha de mielina na função neurológica na doença autoimune de esclerose múltipla?

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Carvalho

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune caracterizada, ao nível fisiológico e celular, por uma destruição progressiva da estrutura de neurônios, principalmente das bainhas de mielina. Estas, que envolvem os neurônios, são essenciais para uma boa transmissão nervosa de informações através do sistema nervoso. Como essas bainhas de mielina são destruídas progressivamente, pode ser observado com o avançar da doença a acentuação dos sintomas, como distúrbios na visão, formigamento, paralisia, etc.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No SNC, os processos provêm do soma de um oligodendrócito, cada um dos quais envolve uma seção de um axônio. Um oligodendrócito pode assim estar envolvido nas bainhas de cerca de 10-50 axónios. [2] Uma célula de Schwann no SNP envolve uma porção de um axônio, com muitas células de Schwann se alinhando à medida que a neurite longa envolve o axônio.

As bainhas de mielina são estruturas segmentadas, capazes de formar uma camada isolante que evita o vazamento de corrente elétrica do prolongamento da uma célula nervosa, responsável por transmitir o influxo nervoso chamado axônio, tornando a propagação do impulso mais eficiente energeticamente.

Diante disto, conclui-se que a bainha de mielina é composta de lipoproteína mielina, na qual é membrana plasmática de células especiais (neurônios) que circundam os axônios mais espessos do corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais