Buscar

o que é potencial de ação?

💡 2 Respostas

User badge image

Thomas Stadikowski

Em suma o potêncial de ação é a energia liberada que percorre o sistema nervoso durante um estimulo de ação, seja de movimentação ou de reação. O potencial eletrico de ação é convertido em mensagem quimica na sinapse e pós sinapse volta a ser convertido em potencial elétrico.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O potencial de ação (PA) é um evento elétrico que acontece nas chamadas células excitáveis. Ele nada mais é do que um desencadeamento de uma inversão na variação do potencial de membrana da célula.


Existem alguns tipos celulares que desencadeiam o PA, como, , os neurônios, as células musculares e células secretoras. Nestas células,  o interior  é predominantemente negativo e o exterior predominantemente positivo.  Quando a célula encontra-se nesta condição, denominamos de potencial de repouso da célula.


O primeiro evento o PA é a entrada de íons sódio por meio dos canais iônicos . Com isso, a variação de potencial de membrana da célula vai ser tornando cada vez menos negativo até que a célula atinja um potencial limiar que irá gegrar um alto pico de tensão positiva, caracterizando assim a despolarização.


Nesta voltagem todos os canais de \(Na^+\) são subitamente fechados e, os canais de \(K^+\) subitamente abertos  fazendo com que a variação do potencial de membrana tenda a retornar para valores negativos, caracterizando assim a repolarização.


Esses canais de \(K^+\)somente serão fechados quando a célula atingir voltagens menores do que àquelas do potencial de repouso, fato este que observamos na hiperpolarização. Ao término de um potencial de ação, a célula retorna para o seu potencial de repouso e, assim poderá deflagrar outro PA.

 

fonte:http://anatomiafacil.com.br/034-potencial-de-acao/

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais