Buscar

O QUE É NEUROTRANSMISSOR E QUAIS OS MAIS IMPORTANTES?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os neurotransmissores são freqüentemente chamados de mensageiros químicos do corpo. São as moléculas usadas pelo sistema nervoso para transmitir mensagens entre os neurônios ou dos neurônios para os músculos. A comunicação entre dois neurônios acontece na fenda sináptica (o pequeno espaço entre as sinapses dos neurônios). Aqui, sinais elétricos que viajaram ao longo do axônio são brevemente convertidos em sinais químicos através da liberação de neurotransmissores, causando uma resposta específica no neurônio receptor.


Um neurotransmissor influencia um neurônio de três maneiras: excitatória, inibitória ou modulatória. Um transmissor excitatório promove a geração de um sinal elétrico chamado potencial de ação no neurônio receptor, enquanto um transmissor inibitório o impede. Se um neurotransmissor é excitatório ou inibitório depende do receptor ao qual se liga. Os neuromoduladores são um pouco diferentes, já que não estão restritos à fenda sináptica entre dois neurônios e, portanto, podem afetar um grande número de neurônios de uma só vez. Os neuromoduladores, portanto, regulam populações de neurônios, enquanto também operam em um curso de tempo mais lento do que os transmissores excitatórios e inibitórios. A maioria dos neurotransmissores são pequenas moléculas de amina, aminoácidos ou neuropeptídeos.


Existem cerca de uma dúzia de neurotransmissores de pequenas moléculas conhecidos e mais de 100 neuropeptídeos diferentes, e os neurocientistas ainda estão descobrindo mais sobre esses mensageiros químicos. Esses produtos químicos e suas interações estão envolvidos em inúmeras funções do sistema nervoso, bem como no controle das funções corporais.

1
Dislike0
User badge image

Jordeano Araujo

substancia quimica responsavel pela comunicacao entre as celulas do Sistema nervoso.

os principais sao glutamato, gaba, acetilcolina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais