Buscar

como ocorre o controle homeostático da agua corporal e dos eletrolitos

...

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Perda da agua e eletrolitos (sódio, potassio, etc), pode se dar pelo urina, suor, e pela evaporação nos pulmões.  O mecanismo da sede em adultos é estimulado quando o peso corporal diminui de 0,5 a 1,0%, sendo resultado de uma interação complexa do sistema fisiológico e do ambiente que leva à desidratação.Assim, a sede é estimulada por dois mecanismos homeostáticos principais: aumento da tonicidade celular (desidratação celular), detectada pelos osmorreceptores do sistema nervoso central, e pela redução do volume extracelular (desidratação extracelular), monitorada pelos barorreceptores . A desidratação extracelular é a mais complexa, com a participação de um duplo feedback, envolvendo barorreceptores ativados pela diminuição no volume sanguíneo. Há também a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona em resposta à perfusão renal diminuída. Os osmorreceptores do sistema nervoso central provocam aumento da sede. E os barroreceptores o aptite de sal, e diminuiçao do volume renal ativa sistema rinina, angiotensina e aldostirona, controlando a homeostase novamente.

fonte:

Luciana Rossi.Desidratação e recomendações para a reposição hídrica em crianças fisicamente ativas. Rev Paul Pediatr 2010;28(3):337-45.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais