Buscar

O que é antígeno?

💡 6 Respostas

User badge image

Jhonatas Santos

Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos. Geralmente, é uma proteína ou um polissacarídeo. Podem ser encontrados nos envoltórios de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas.

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Antígeno é uma substância que é capaz de estimular uma resposta imune, ativando especificamente os linfócitos, que são os glóbulos brancos do corpo que combatem infecções.


Em geral, duas divisões principais de antígenos são reconhecidas: antígenos estranhos e auto antígenos. Os antígenos estranhos são originários de fora do corpo. Exemplos incluem partes ou substâncias produzidas por vírus ou microorganismos (como bactérias e protozoários), bem como substâncias no veneno de cobra, certas proteínas em alimentos e componentes do soro e glóbulos vermelhos de outros indivíduos.


Autoantígenos, por outro lado, originam-se dentro do corpo. Normalmente, o corpo é capaz de distinguir o eu de não-próprio, mas em pessoas com distúrbios auto-imunes, substâncias corporais normais provocam uma resposta imune, levando à geração de auto-anticorpos.

2
Dislike0
User badge image

Andrenna Silva

antígeno é definido como o "invasor " a ser morto pela imunidade adaptativa. ou seja as células APC como os macrófagos elas apresentam antígenos para os linfócitos T.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais