Buscar

Quais campos de atuação são comuns e quais são específicos para Arquitetos e Engenheiros Civis?

Quais campos de atuação são comuns para Engenheiro Civil e Arquiteto, ou seja, ambos podem exercê-lo legalmente? Quais campos de atuação são específicos para Engenheiros Civis e quais são específicos para Arquitetos, ou seja, um não pode exercê-lo no lugar do outro? Embasamento em Códigos e Leis vigentes.

💡 5 Respostas

User badge image

Brenda Militão

Um engenheiro civil, por exemplo, é formado para elaborar desde projetos residenciais simples até calcular estruturas complexas em concreto armado, saneamento, construção de pontes, túneis, fiscalização, pode emitir laudos técnicos e por ai vai… O curso tem duração média de cinco anos. É interessante verificar a grade do curso na instituição, existem cursos cujo conteúdo destaca em determinada matéria (ex. com ênfase em hidráulica).

O arquiteto, dentre suas atribuições está à elaboração do projeto de arquitetura e interiores das edificações, projetos de paisagismo, relativos ao patrimônio cultural, tem amplos conhecimentos sobre planejamento urbanístico (ex. loteamentos), projetos relativos ao meio ambiente etc… O curso de arquitetura também tem duração média de cinco anos.

Um curso de arquitetura não prevê estudos aprofundados em algumas matérias (ex.: concreto armado, fundações, materiais…) em um curso de engenharia não há formação adequada para que um engenheiro consiga atingir a mesma eficiência de um arquiteto no que diz respeito ao aproveitamento dos ambientes, espaços, conforto e beleza do projeto.

- Fonte: AditivoCad

1
Dislike0
User badge image

Ágatha Christie

Ótima resposta! Muito obrigada! ;D

0
Dislike0
User badge image

Jéssica Maria Ramos Dos Santos


Enunciado:


O engenheiro, quando está elaborando os projetos de obras na engenharia civil, necessita determinar o dimensionamento das tubulações, o fluxo, a perda de carga, a vazão, a velocidade de escoamento.

Em função das necessidades exigidas pelos projetos, determine o que se pede nos seguintes casos:


a)     Uma canalização de agua tratada é feita através de um tubo divergente e apresenta a configuração da figura apresentada, sabemos que a seção menor A1 possui um diâmetro de 150mm, a seção A2 possui um diâmetro de 300 e a velocidade da agua é de 0,75m/s, determine a velocidade na seção menor (A1).



b)     As dimensões de uma comporta retangular instalada no vertedouro de uma usina hidroelétrica são de 5 metros de comprimento por 3 metros de altura. O calculo de vazão sob a comporta é realizado por meio da equação do orifício, uma vez que o fluxo sob essa comporta é modelado como de um orifício, ou seja,

                                                                    

Sabemos que a vazão máxima sob essa comporta é de 161m³/s, a carga total é de 12 metros e a aceleração da gravidade igual a 9.8m/s², determine o coeficiente de descarga.

c)      A formula de Hazen-Williams éaplicado para determinar a perda de carga em uma tubulação.

Uma tubulação de ferro fundido em condições novas de 50000 cm de comprimento e 0,60 m de diâmetro conduz agua com vazão de 450L/s.

Calcule a perda de carga, no SI, sendo C=130.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais