Buscar

qual a pena máxima para crime doloso?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Depende de uma série de fatores. Qual o crime, se há concurso, circunstâncias, causas de aumento, etc. Fato é que independentemente da quantidade de pena, o tempo máximo de permanência, ou seja, de cumprimento é de 30 anos.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Em regra, não há uma pena máxima para o crime doloso, porém, observando os crimes em geral as penas máximas cominadas não passam de 30 anos, visto que, em regra, ninguém pode ficar preso por prazo superior a esse período. A exceção pode acontecer, por exemplo, quando uma pessoa comete o crime de Latrocínio (roubo seguido de homicídio) conforme o artigo 157 §3º inciso II do Código Penal e é condenada a 30 anos de prisão. Após 2 anos de cumprimento de pena ela comete um homicídio simples conforme o caput do artigo 121 do Código Penal e recebe a pena de 6 anos de reclusão. Nesse caso, como o crime de homicídio é posterior à condenação por latrocínio os 2 anos cumpridos são desprezados e o indivíduo poderá cumprir pena superior a 30 anos com fulcro no artigo 75 §2º do Código Penal que dispõe: Sobrevindo condenação por fato posterior ao início do cumprimento da pena, far-se-á nova unificação, desprezando-se, para esse fim, o período de pena já cumprido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais