Buscar

Qual a importância da Psicologia para o Direito?

Aprofundar meus conhecimentos.

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A importância da psicologia (mais especificamente a psicologia jurídica) na área do direito se dá no momento em que esta ajuda a interpretar e compreender determinadas atitudes tomadas de acordo com a análise aprofundada do estado emocional do réu. Essa interdisciplinaridade se torna cada vez mais importante, visto que as ferramentas e informações utilizadas em conjunto podem trazer um resultado mais satisfatório, levando em conta que a psicologia pode analisar o acontecimento com uma visão mais ampla, de acordo com os precedentes que originaram tal ocorrência, bem como a personalidade do indivíduo e as características que podem ter influenciado em sua ação, diferentemente do direto, que tem como foco averiguar uma situação de acordo com as leis, interligando os fatores comportamentais, sociais e legais para então ser tomada uma atitude correta de julgamento. É importante ressaltar a importância da psicologia na área do direito quando há alguma dúvida, por exemplo, sobre transtornos de personalidade, algo que não está ao alcance da área do direito.

A atuação de psicólogos no sistema prisional também fará com que as cadeias e os presídios funcionem corretamente, possibilitando a nova inserção do indivíduo na sociedade. Da mesma forma será feito um trabalho com os funcionários, treinando-os para que os mesmos possam aplicar as políticas da instituição penal.

1
Dislike0
User badge image

Joana F

Sendo o Direito o conjunto de regras para regular este comportamento descrevendo a conduta e forma de solucionar conflitos enquanto a psicologia tenta compreender as reações biológicas, comportamentais e de processos mentais.
No direito é uma disciplina aplicada e prática estudando as normas jurídicas enquanto estímulos vetores das condutas humanas. Logo, compreende o estudo de comportamentos individuais ou em grupos quando se desenvolve em ambientes regulados pelo Direito e até mesmo a evolução de tais normas dentro da sociedade. Assim, este estudo exerce grande influência e importância no que diz respeito ao assessoramento legislativo, contribuindo na elaboração de leis mais adequadas à sociedade, e no assessoramento judicial, colaborando com o sistema de administração da Justiça.
Entretanto a psicologia Jurídica, não é apenas um instrumento a serviço do jurídico. Analisa as relações sociais, muitas das quais não chegaram a serem selecionadas pelo legislador. Isto é, permanecem sem incidência normativa e constituem a grande maioria de nossos comportamentos sociais.

1
Dislike0
User badge image

Nattaly Cristine

O Direito trata da compartição de liberdade e a Psicologia, embora em posição questionável em face das diversas escolas que restringem ou ampliam o seu processo de desenvolvimento, de forma geral, ocupa-se com o comportamento humano e seus processos mentais. Por Psicologia jurídica tem-se entendido o estudo sobre a natureza do comportamento humano e sua liberdade, referentes aos conceitos de vontade, interesse, necessidade, decisão e ação, colocados à disposição do aplicador do direito. A doutrina tem compreendido a questão psico-jurídica em três grandes campos: a) a psicologia do direito, que trata da natureza do fenômeno jurídico, também chamada de psicologismo jurídico; b) a psicologia no direito, cujo mister é a observação de estímulos ou prevenção de condutas em face de estruturas normativas e c) psicologia para o direito, reconhecida como ciência auxiliar do direito. Com efeito, a Psicologia jurídica quer compreender a natureza psíquica do fenômeno jurídico para o indivíduo globalizado, os problemas das relações sócio-jurídicas comportamentais e os processos mentais dos jurisdicionados e dos agentes funcionais da justiça em face de estruturas normativas que regulam a vida social.

1
Dislike0
User badge image

Luiz Silva

Obrigado, Nattaly!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais