Buscar

potenciais de ação X hipocalemia

O que ocorrerá com a frequência dos potenciais de ação de um neurônio em uma pessoa com um quadro de hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue)? Justifique. 

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Henrique Silva

Diminuirá a frequência dos potenciais de ação.

Vamos lá. Quando vai acontecer um potencial de ação, a membrana vai ficar mais positiva. Quando ocorre hipocalemia (concentração baixa de potássio no sangue), acaba deixando o potencial da membrana mais longe do limiar que precisa para chegar até o potencial de ação (-55 mV por exemplo). Isso porque acontece uma hiperpolarização da membrana, graças ao efluxo de íons para compensar essa diminuição de concentração no meio extracelular, o que torna mais difícil o disparo do potencial de ação pelo neurônio. Então, um estímulo de disparo precisaria ser muito maior para compensar esse déficit. Por isso, a frequência dos potenciais de ação diminui. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Hipocalemia é o nome que se dá à quantidade baixa de potássio presente na corrente sanguínea. O potássio é um eletrólito fundamental para o funcionamento adequado das células nervosas e dos músculos, especialmente as células do músculo cardíaco. Normalmente, o nível de potássio no sangue é de \(3,6\) a \(5,2 mol/L\).


Em um quadro de Hipocalemia o potencial de membrana em repouso hiperpolariza, tornando as células menos excitáveis. 

 

Fonte:https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipocalemia

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais