Buscar

atletismo

Como é realizada a passagem sobre a barreira? Mencione os detalhes referentes ao ponto de impulsão, passagem das pernas de ataque e de passagem, movimentação dos braços e do tronco.

💡 2 Respostas

User badge image

Alaissa Tais

1- aproximação: Até à primeira barreira o atleta tem de adquirir uma velocidade em que o comprimento da passada aumenta progressivamente até ao último passo, o qual será mais curto que o anterior.

2-  Impulsão 
O pé da perna de impulsão deve apoiar-se no eixo da corrida, ao mesmo tempo, a outra perna para a frente e para cima flexionada, efetua o ataque à barreira. O
tronco inclina-se para ficar no prolongamento da perna de impulsão, a cintura e os ombros devem estar no sentido da corrida. A perna de impulsão só deixa o contacto com o solo depois da sua extensão.

3 - Transposição
O tronco faz uma flexão sobre a perna de ataque, com a ajuda do braço contrário, a perna de ataque deve passar a barreira semiflexionada, para a frente e para baixo. A perna de impulsão, na passagem da barreira, deve flexionar  lateralmente (abdução) e o braço do mesmo lado deve ser levado um pouco à frente do tronco. Na fase final, a perna de ataque alonga-se para a frente e para baixo, naturalmente, facilitando a ação do corpo para o movimento da perna de passagem.
4 - Corrida entre Barreiras

O ritmo intermédio é de importância capital. O número de apoios deve permitir a passagem das barreiras sem modificar o ritmo e com uma regularidade precisa.

5 - Corrida Terminal

Na fase final da corrida (após a última barreira) o atleta acelera em direção à linha de chegada com passadas vigorosas.
 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Educação Física


Para obter uma melhor impulsão, até à primeira barreira deve-se adquirir uma velocidade tal qual o comprimento da passada aumenta de forma progressiva até o passo final, que será mais curto que o anterior. O pé de impulsão irá apoiar-se no eixo da corrida, ao mesmo tempo, a outra perna para frente e para cima flexionada, efetua o ataque à barreira.

A passagem das pernas é um dos conceitos mais importantes do atletismo, a perna de impulsão só deixa o contato com o solo depois te extensão total da mesma. A perna de impulsão, durante a passagem da barreira, deverá ser flexionado lateralmente, também conhecido como processo de abdução, e o braço do mesmo lado será levado um pouco à frente do tronco. Na fase final, a perna de ataque estica-se para frente e para baixo, em um processo natural.

Quanto à movimentação do tronco e dos braços durante a transposição da barreira, podemos citar que o movimento do tronco é de inclinação que fique no prolongamento da perna de impulsão. Cintura e ombros ficarão no sentido da corrida. O tronco será flexionado sobre a perna de ataque, recebendo auxílio do braço contrário. A perna de ataque, ao transpor a barreira, deve estar semiflexionada para frente e para baixo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais