Buscar

Das aparelhagens comuns numa análise quantitativa defina: -balanças analíticas -erros de pesagem - erros de empuxo - erros humanos

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A balança analítica é um equipamento para laboratório de uso mais restrito, diferentemente da balança semi-analítica, essa balança para laboratório exige experiência e destreza do operador e possui altíssimo grau de precisão. É utilizada principalmente em determinação de massas em análises químicas, determinação de quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra. A balança analítica possui um dispositivo tipo capela com três portas para proteger de correntes de ar podem alterar o valor absoluto da pesagem. Por esse motivo, o ambiente onde ficará a balança deve ser específico e ter condições ambientais controladas.

Os erros de pesagem podem ser de origem instrumental, devido à eletricidade estática e efeitos atmosféricos ou, ainda, efeito de empuxo do ar. A manipulação da balança deve ser extremamente cuidadosa, de forma a minimizar os erros de aferição, obtendo dados os mais confiáveis possíveis.

Para corrigir os erros causados pelo empuxo do ar nas massas medidas, é preciso saber os seguintes dados: densidade do ar (dar), densidade do objeto/substância a ser pesado (dobj) e a densidade dos contrapesos (massas) usadas pela balança (dmassas). A densidade média do ar é de 0,0012 g/cm³ e convém esclarecer que para todos os objetos com densidade maior que 2 g/cm³ não há necessidade de realizar essas correções.

Profissionais que cuidam de máquinas e equipamentos, por mais qualificados que sejam, estão sujeitos a cometer erros humanos na manutenção. Afinal, sua natureza e comportamento nem sempre são contínuos e racionais. Portanto, as etapas ou procedimentos que envolvem o fator humano devem ser qualificados como os de maior criticidade dentro de um processo ou sistema.

2
Dislike0
User badge image

heloisa andrade dos passos

 

 sei nao

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais