Buscar

como o bicarbonato ajuda a eliminar o antidepressivo

💡 2 Respostas

User badge image

Daniella Mendonça

Depende do tipo de antidepressivo.

O bicarbonato de sódio age como alcalinizante urinário por aumentar a excreção de bicarbonato livre na urina, o que aumenta o pH urinário. A manutenção do pH básico da urina facilita a dissolução de cálculos de ácido úrico. O bicarbonato de sódio pode ser convertido a ácido carbônico e este a dióxido de carbono, que é eliminado pelos pulmões.

No caso de substancias básicas como anfetaminas, alcalinizar a urina evita a excreção destas aumentando o tempo de meia vida e toxicidade. Se o antidepressivo for ácido, alcalinizar a urina é um método de eliminação em casos de intoxicação acidental e tbm serve para intoxicação por AAS.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Bicarbonato de sódio tem função básica no tratamento de vários tipos de intoxicações, por meio de mecanismos e sítios de ação distintos.


É agente tamponante que reage com íons de hidrogênio (prótons) para corrigir acidemia e acidose metabólica associada a intoxicação por metanol, etilenoglicol e outros agentes; promove a eliminação de certos fármacos ácidos (p. ex. ácido acetilsalicílico, fenobarbital) por alcalinização urinária; previne o dano tubular causado pela deposição de mioglobina em pacientes com rabdomiólise, assim como a precipitação na terapia com doses elevadas de metotrexato e a nefropatia por contrastes radiológicosprevine a cardiotoxicidade provocada por antidepressivos tricíclicos e outros fármacos por alteração do gradiente de sódio e alcalinização sanguínea

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais