Buscar

conceituar do ponto de vista funcional os musculos nas suas variedades estriado, liso e cardiaco

💡 2 Respostas

User badge image

Medicina Ufam

Músculo estriado: forte de rápida contração, é encontrado nos membros superiores e inferiores, cabeça, pescoço e na porção axial. Seu funcionamento está associado aos ossos.

Músculo cardíaco: contração forte e rápida e intensa. Dificilmente entra em exaustão. 

Músculo liso: faz parte dos órgaos internos, responsável pelos movimentos peristálticos e possui contração lenta.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolvermos este problema, utilizaremos nossos conhecimentos em Anatomia Humana, especificamente sistema muscular.

Morfologicamente, o sistema muscular são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é, ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.

Funcionalmente, os musculos são de vital importância na participação na realização de movimentos pelo corpo, na manutenção da postura corporal, na produção de calor e na participação nos movimentos peristálticos (caso dos músculos lisos).

Portanto, temos: 

  • Músculo Liso ou Não estriado: músculos de contração involuntária, localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos. Assim, sua função assegura a movimentação dos órgãos internos.
  • Músculo Estriado Cardíaco: músculos de contração involuntária, presentes no coração (miocárdio). Esses músculos asseguram os vigorosos batimentos cardíacos.
  • Músculo Estriado Esquelético: músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano. São conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais