Buscar

Bens públicos podem ser usucapidos por particular? E pelo Poder Público?

💡 2 Respostas

User badge image

LC

Os bens públicos, dentre várias caracteristicas, são imprescritiveis, isto é, contra eles não correm prazos.

Nesse sentido, por expressa previsão constitucional - art.183, §3ºe 191§ú da CF, art.102 do CC e sumula 340 do STF, os bens públicos não podem ser objeto de usucapião. 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não, Bens públicos não podem ser usucapidos por particular, conforme vedação dos arts. 183, §3º e 191, parágrafo único, da Constituição Federal.

Art. 183. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

§ 3º Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.

Art. 191. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade.

Parágrafo único. Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.

A possibilidade de um Ente Público usucapir bem público de outro ente público é controversa. Em regra, não se admite. Porém, como o art. 2º, do Decreto-Lei 3.365/41, permite a desapropriação de bens públicos de um ente público por outro, há quem defenda que, por analogia, o usucapião também seria possível.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais