Buscar

Pq passamos a mão a canela quando a batemos na quina da mesa?Como se chama este mecanismo? Descreva o processo.

O que acontece?

💡 1 Resposta

User badge image

raissa andrea

Ao passamos as mão sobre qualquer area que batemos, geramos uma estimulação nos receptores que broqueiam a dor, isso porque eles transportam a informação  mais rapido que as fibras que tranportam a dor, com isso elas chegam a cerebro e broqueima momentaneamente a informação da dor . É explicado pelo portal da dor (o portão que regula o influxo de impulsos nociceptivos, mesmo antes de se criar uma percepção à dor. A variação na passagem dos potenciais de ação (nociceptivas) que o portão produz é determinada pela atividade das fibras grossas (A-alfa e A-beta) e finas (A-delta e C), e também por influências cognitivas.)

Cassar (2001, p. 40), explana a atuação da massagem sobre a dor da seguinte forma:

“[…] a massagem é, talvez, um dos métodos mais antigos para o alivio da dor. Um possível mecanismo pelo qual a massagem causa analgesia é a perturbação do ciclo da dor (Jacob, 1960). Este pode ser descrito como uma contração muscular prolongada que leva a uma dor profunda dentro do próprio músculo. A dor, por sua vez, resulta de uma contração reflexa do mesmo músculo. Tem sido sugerido que a massagem ajuda a romper o ciclo da dor por seus efeitos mecânicos e reflexos e pela melhora da circulação. Relaxar e alongar o tecido muscular reduz a contração prolongada. Além disso, a dor é bloqueada pelo mecanismo de Portal da Dor, que cessa contrações reflexas adicionais“.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais