Buscar

é possível que o devedor responda por uma obrigação que não contraiu e até desconhecida?

💡 5 Respostas

User badge image

Ericka Araújo Silva

Sempre há no direito obrigacional alguém capaz de exigir determinado comportamento de outrem; v.g., colocar o nome do devedor no Serasa, reparar veículo danificado culposamente (imprudência, imperícia e negligência). Melhor dizendo: em toda relação obrigacional existe duas partes, determinadas ou determináveis: um sujeito ativo e um sujeito passivo.

Note-se que na espécie surge a limitação da liberdade do devedor, que deve dar, fazer ou não fazer alguma coisa. Mas tal limitação ou adveio de sua vontade, ou de seu comportamento equivocado (ato ilícito que exigem reparação), ou derivou de imposição legal. Em qualquer das três hipóteses, mostra-se ele vinculado; na ocorrência de inadimplemento, pode o credor recorrer à justiça para dirimir o conflito e receber a prestação devida.

A solução oferecida pela lei, nos primeiros tempos do direito romano, era mais severa que a atual. O credor não pago de seu crédito fazia recair a execução na própria pessoa do devedor, podendo reduzi-lo à escravidão, ou até mesmo a matá-lo (ALFREDO BUZAID, op. cit.). Tal regime perdurou até o período pré-clássico, posteriormente pondo como objeto de execução os bens do devedor. Essa é a solução ainda vigente.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Entendemos que não, pois o surgimento da obrigação se dá com a lei, com negócio jurídico ou com responsabilidade civil.

Quanto à primeira, o conhecimento da lei é presumido, então não haveria como se falar em obrigação desconhecida.

Quanto ao segundo, temos a manifestação livre e desembaraçada de pessoas civilmente capazes para tanto, que definem as obrigações e consequências.

Por fim, quanto à responsabilidade civil, é possível que lhe falte o desejo de contrair, mas alegar desconhecimento é um tanto difícil, pois parte do dolo ou da culpa, em regra na lei civil, ou decorre de expressa previsão legal e existência de uma relação contratual ou legal especial (e.g. responsabilidade administrativa, consumerista, etc.)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais