Buscar

Uma sentença é composta de Relatório, Fundamentação e Dispositivo. O que transita em Julgado? Tudo? Só um deles? Só o dispositivo?

O que transita em julgado?

💡 1 Resposta

User badge image

Luan Luna

Sendo bem breve:

O relatório é apenas um aspecto formal da sentença, sem conteúdo decisório e sem influência no provimento jurisdicional final. É apenas o que o próprio nome já diz, um relato dos fatos relevantes que aconteceram no processo. 

A fundamentação é composta do obiter dictum e da ratio decidendi. O dictum são apenas argumentos de reforço, que corroboram a verdadeira razão de decidir (ratio decidendi) do provimento judicial, que é a verificação dos aspectos jurídicos do caso em decisão. Entretanto, a fundamentação e seus elementos não transitam em julgado. 

Conforme o artigo 469 do Código de Processo Civil, não fazem coisa julgada os motivos nem a verdade dos fatos (fundamentação). 

Assim sendo, somente o dispotivo faz coisa julgada. 

Vou exemplificar: A, dirigindo imprudentemente na contramão, colide com o veículo de B. Ao julgar, o juiz diz algo como: "nos dias de hoje, a falta de atenção ao trânsito é algo que afeta todos nós, causando prejuízo a pessoas inocentes (obiter dictum). Não atentando para isso, o sujeito A dirigiu com imprudência, elemento que caracteriza a culpa e a responsabilidade civil de reparar o dano, além de ter agido em flagrante violação das normas de trânsito (ratio decidendi). Assim sendo, CONDENO (dispositivo) o sujeio A ao pagamento de indenização.

Se a parte desejar que alguma questão prejudicial, que também não faz coisa julgada, transite em julgado, deverá manejar ação declaratória indidental. Mas aí já é outra história. 

Foi beem raso mas espero que tenha ajudado rsrs 

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais