Buscar

Cite dois hormônios produzidos no pâncreas ?

   

💡 6 Respostas

User badge image

SCHEILA

Insulina e Glucágon.

1
Dislike0
User badge image

Henrique Bocardi Bianchini

Insulina e Glucágon.
-Insulina: facilita a entrada da glicose nas células e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Como consequencia, retira o excesso de glicose do sangue, reduzindo a glicemia.
-Glucagon: funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica em jejum, a glicemia cai muito (hipoglicemia, se não ocorrer respostas de feedback), que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando a glicemia cai, o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando aglicogenólise (quebra do glicogênio em molécunas de glicose). A glicose é liberada na corrente sanguínea, normalizando a taxa de açúcar.

É muito importante esta regulação da glicemia, pois uma hipoglicemia acentuada pode gerar morte neuronal e hiperglicemia, caso clínico diabetes, gera problemas vasculares, entre outros.

1
Dislike0
User badge image

Louise Neves

A INSULINA que tem como função metabolizar a glicose através do processo de difusão facilitada.

E o GLUCAGON que tem como função degradar glicogênio e liberar glicose.

Sendo assim, o glucagon pode ser considerado um antagonista da insulina e o conjunto dos dois funciona como um ciclo que é de fundamental importância para manter as concentrações de glicose dentro dos parâmentros de normalidade no organismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais