Buscar

Quais os tipos de sinapes químicas existentes?

💡 2 Respostas

User badge image

Lene Santos

As sinapses quimicas são classificadas em 2 tipos morfologicos ao microscopio eletronico. Existem 2 tipos de sinapses quimicas: assimétrica e as simétricas. A do tipo assimetricas apresetam vesiculas de forma predominatemente arredondada, com alta desnidade pós-sinaptica e, segundo a visão clássica , são excitarórias, carregando o neurotransmissor glutamato. Enquanto as sinapses do tipo simetrica apresetem vesículas de forma mais alongada, com menos densidade pós-sinpticas.Tambem segundo a visão clássica, são inibitória, carregando o neurotransmissor GABA.

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sinapse é a região localizada entre neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular.


Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica. As sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comuns em organismos invertebrados, nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou musculares.


As sinapses químicas iniciam no terminal do axônio (uma região pouco mais alargada formando um botão) da célula pré-sináptica. As vesículas contendo neurotransmissores são liberadas na fenda sináptica e reconhecidas por receptores químicos (proteínas específicas) na membrana da célula pós-sináptica. A seguir se fundem com a membrana e liberam o seu conteúdo. A ligação química entre o neurotransmissor e o receptor do neurônio seguinte gera mudanças que irão fazer com que o sinal elétrico seja transmitido.


Nas sinapses elétricas não há participação de neurotransmissores, o sinal elétrico é conduzido diretamente de uma célula a outra através de junções comunicantes (gap junctions). Essas junções são canais que conduzem íons, obtendo respostas quase imediatas, isso quer dizer que o potencial de ação é gerado diretamente.


Portanto, existem dois tipos de sinapses: química e elétrica.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/sinapses/. Acesso em 12 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais