Buscar

MECÂNICA DOS FLUÍDOS

💡 1 Resposta

User badge image

vitor moretti

Pode-se entender como fluido o nome geral que é dado a líquidos e gases. O ramo da Física que estuda o comportamento de substâncias fluidas em condições de repouso ou de movimento é denominado de Mecânica dos Fluidos.

Hidrostática á parte da Mecânica de Fluidos que analisa substâncias nestas condições em condições de repouso. Fundamenta-se em três Princípios básicos, a saber:

a) Princípio de Arquimedes

Filho do astrônomo Fídias, Arquimedes nasceu em 287 a.C., em Siracusa, na Sicília, que então fazia parte da Grécia ocidental ou Magna Grécia. Dono de fantástica habilidade para as Ciências, Arquimedes deparou-se com um problema proposto pelo Rei Hierão. Ao encomendar uma coroa de ouro para homenagear uma divindade, suspeitou que o ourives o enganara, não utilizando ouromaciço em sua confecção. Como descobrir, sem danificar o objeto, se seu interior continha uma parte feita de prata? Para resolver este problema, Arquimedes desenvolve o Princípio que leva o seu nome.  Em linhas gerais, os fluidos exercem uma força chamada Empuxo nos objetos nele imersos que pode ser calculado pela seguinte relação:

E = r.V.g

onde r é a massa específica do fluido, V é o volume do objeto que está imerso no fluido e g é a aceleração da gravidade no local.

b) Princípio de Pascal

Nascido a 19 de junho de 1623, Blaise Pascal na vida adulta após diversos estudos, desejava verificar a validade da experiência de Torricelli. Esta empreitada levou Pascal ao terreno difícil da mecânica dos fluidos, na qual pôde enunciar o princípio da constância da transmissão de pressão no interior dos líquidos. Isto é, em um fluido, se for aplicada uma pressão em um dos pontos deste fluido, esta se transmitirá integralmente por todo o fluido.

c) Princípio de Stevin

Filho ilegítimo de ricos cidadãos flamengos, iniciou sua carreira profissional como coletor de impostos. Deu importantes contribuições ao desenvolvimento da mecânica, principalmente no estudo da hidrostática. Explicou o paradoxo da hidrostática, onde a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, depende apenas da altura da coluna líquida. Matematicamente, a conclusão de Stevin pode ser escrita da seguinte forma:

ΔP = r.g.h

onde ΔP é a variação da pressão em virtude da variação no comprimento da coluna fluida, r é a massa específica do fluido, g é a aceleração da gravidade no local e h é o desnível.

No caso de líquidos em movimento, o ramo de estudos é conhecido como Hidrodinâmica. Esta se fundamenta em alguns pressupostos iniciais que fogem ao escopo deste texto. Fundamenta-se em dois princípios:

c.1) Equação da Continuidade

No caso de um determinado sistema hidráulico que tenha fonte e sumidouro de fluido, a vazão de fluido neste sistema deve ser constante.

Sistema Hidráulico com fonte e sumidouro

c.2) Equação de Bernoulli

Radicada em Basiléia, Suíça, a família Bernouilli foi a família que mais “produziu” cientistas que se destacaram nos meios científicos dos séculos XVII e XVIII. Para ser mais exato, nesta família foram originados dez cientistas eminentes, que deram contribuições significativas à Física e à Matemática do período. Daniel Bernoulli - simultaneamente filósofo, físico, fisiologista, médico, botânico e matemático – é o autor da equação de Bernoulli como sendo uma aplicação da Lei da Conservação da Energia aplicada a sistemas onde há deslocamento de Fluido. Matematicamente, a Equação pode ser escrita da seguinte forma:

Onde P é a pressão absoluta (não manométrica), r é a massa específica do fluido, g é a aceleração da gravidade no local, v é a velocidade com que o fluido está se deslocando e y é o desnível

retirado do site https://www.infoescola.com/fisica/mecanica-dos-fluidos/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais