Buscar

O que é positivismo juridico?

💡 7 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Sugiro procurar bibliografia do Noberto Bobbio. Positivismo jurídico, em contraposição ao direito natural, é o direito formal, registrado na forma de codificação das leis, ou seja, é uma filosofia que estuda as leis codificadas. Todo direito se resume ao que está expresso nas leis (esta é uma ideia bem simplista do que significa o juspositivismo).

7
Dislike0
User badge image

isabella guedes

Trata-se da aplicação da filosofia positivista no Direito, a qual retira dele a ideia de justiça, ao mesmo tempo em que se retira da filosofia a ligação que se faz com a ideia de valores. Em outros termos, para esta doutrina, o Direito somente é aquele posto pelo Estado (por meio das autoridades competentes para tanto), ou seja, valida o direito positivo a ponto de não abrir margem à interpretação da norma legal: se determinada lei afirma que certo comportamento é errado, assim o será. Deste modo, para que seja analisado se alguma lei é pertencente – ou não – ao ordenamento jurídico, não se faz uso de outros sistemas normativos, tais como moral, política, ou até ética. Assim, nesta linha de pensamento, não são aceitas teorias dualistas (as quais admitem a coexistência de um direito positivo conjuntamente com um direito natural), definindo, portanto, o Direito como um conjunto de normas criadas por autoridades competentes – afastando, portanto, qualquer influência metafísica, oriundos de religiões ou inerentes à condição humana.

5
Dislike0
User badge image

Fernanda Willenevis

É seguir e cumprir a lei de forma rígida,sem questioná-la, sem a análise de todos os fatos e os contextos do mesmo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais