Buscar

quais as vantagens da cal hidratada oferece sobre a cal virgem

💡 2 Respostas

User badge image

Fabrícia Ribeiro

Primeiramente a cal virgem, na realidade, não é aplicada diretamente na obra. Ela deve passar pela hidratação, seja no momento de sua produção ou durante o preparo da argamassa no canteiro ou na central de mistura. Nesse caso, comprar a cal hidratada que é disponível em recipientes plásticos ou em sacos de papel Kraft, garante agilidade e segurança, visto que o material chega pronto para ser adicionado à areia, água e cimento.

A cal hidratada atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água. Consequentemente, reduz os problemas com fissuras por retração e contribui para a resistência mecânica.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O pó branco obtido da decomposição de calcário até pode ser usado diretamente na composição da argamassa, mas é um procedimento mais dispendioso e demorado, pois a mistura precisa descansar por alguns dias. O ideal é que essa cal passe por uma hidratação na própria obra ou seja comprada pronta para uso.

A cal hidratada é obtida ao se adicionar água na cal virgem. Sua qualidade vai depender das características da rocha de origem e das impurezas contidas nela, além do próprio processo de calcinação da matéria-prima. Essa cal não só é extremamente fina e leve como tem uma grande capacidade de reter água e possui afinidade química com o cimento, o que acelera as reações entre esses dois materiais.

Ela pode ser classificada em três tipos e variam em relação às suas composições:

  • CH-I: grau de pureza alto;
  • CH-II: grau de pureza intermediário
  • CH-III: grau de pureza baixo (tem uma produção mais econômica e pode contar com materiais não calcinados e impurezas de rochas).

Na construção civil, a cal hidratada é o principal componente de argamassas de assentamento e revestimento. Ela também é usada no preparo de tintas alcalinas, conferindo à pintura propriedades fungicidas e bactericidas que beneficiam a saúde dos moradores de uma edificação. Quando se combina cal hidratada, cimento, areia e água, obtém-se a argamassa mais comum utilizada na construção civil. Nessa mistura homogênea, a cal cumpre uma função semelhante à do cimento: é um aglomerante que dá liga ao conjunto, reduzindo o atrito entre os grãos da areia e compondo uma pasta que pode ser colocada em paredes e pisos. A cal hidratada ainda fresca dá mais plasticidade à argamassa e a deixa mais fácil de trabalhar. Ela também retém mais água, aprimorando o desempenho da mistura. Já a cal em seu estado endurecido é capaz de se deformar até certo ponto, acompanhando as movimentações da estrutura. Dessa forma, impactos são absorvidos sem que ocorra a formação de pequenas rachaduras ou fissuras na massa da parede.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais