Buscar

Marcelo comparece em seu escritório com sentença proferida por Juízo de Miami. Quer executar contra pessoa que é domiciliada em São Paulo.

Quais os caminhos até chegar à citação do executado? 

💡 2 Respostas

User badge image

wander

Deverá pedir a homologação da sentença no stj

homologada a sentença, entrar com pedido de cumprimento de sentença.

 

Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Primeiramente, deve ser buscada a homologação da decisão estrangeira, de competência do STJ, nos termos do art. 105, I, i, da CRFB:

"Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

I - processar e julgar, originariamente:

[...]

i) a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias;"

É que a sentença estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação, conforme art. 961, caput, do CPC:

"Art. 961. A decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação de sentença estrangeira ou a concessão do exequatur às cartas rogatórias, salvo disposição em sentido contrário de lei ou tratado."

Salientamos que deverá ser requerida em ação autônoma, conforme art. 960, caput, do CPC:

"Art. 960. A homologação de decisão estrangeira será requerida por ação de homologação de decisão estrangeira, salvo disposição especial em sentido contrário prevista em tratado."

Homologada a sentença, deve ser requerida a execução, de competência da Justiça Federal, nos termos do art. 109, X, da CRFB e 965, do CPC:

"Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:

[...]

X - os crimes de ingresso ou permanência irregular de estrangeiro, a execução de carta rogatória, após o "exequatur", e de sentença estrangeira, após a homologação, as causas referentes à nacionalidade, inclusive a respectiva opção, e à naturalização; "

"Art. 965. O cumprimento de decisão estrangeira far-se-á perante o juízo federal competente, a requerimento da parte, conforme as normas estabelecidas para o cumprimento de decisão nacional.

Parágrafo único. O pedido de execução deverá ser instruído com cópia autenticada da decisão homologatória ou do exequatur , conforme o caso."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

9 pág.
SENTENCA

ESAMC DE UBERLÂNDIA

User badge image

Brenda Paderes