Buscar

O que são glicosaminoglicanos? Diferencie os glicosaminoglicanos: ácido hialurônico, condroitina sulfato, keratana sulfato e heparina.

💡 2 Respostas

User badge image

debora

São componentes fundamentais na Matriz extracelular, nos tecidos conectivos, cumprindo várias funções. Todos possuem abundância de grupos aniônicos, o que lhes proporciona grande afinidade com a união de íons como sódio e água, o que condiciona sua grande capacidade higroscópica, e tendem a ocupar grande volume. Estes glicoconjugados participam em numerosas funções celulares, além de oferecer um meio pericelular hidratado. Formam géis com poros de tamanho variável, que atuam como filtros que regulam a passagem de moléculas através do espaço extracelular; fixam fatores tróficos, permitem a formação de gradientes de moléculas quimiotáticas, e absorvem moléculas-sinal para uma diversidade de funções celulares, bloqueiam e estimulam ou guiam a migração e dispersão celular através da MEC.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os glicosaminoglicanos (GAG) são componentes de tecidos conjuntivos. Eles representam 30% do material orgânico do corpo e podem ser de diferentes tipos. Os GAG mais importantes são o sulfato de condroitina para cartilagens, ossos e córnea; sulfato de dermatane para derme e tendões; e sulfato de heparina para fígado, pulmões e artéria aorta.


A principal função orgânica dos glicosaminoglicanos é reter a água nos tecidos e, desta maneira, mantê-los úmidos.


Apresenta-se como um polímero linear, não flexível e com cadeias não ramificadas, que tem como base unidades dissacarídeas repetidas, isto é, a repetição de dois monossacáridos ao longo do polímero. As soluções de glicosaminoglicanos têm uma consistência viscosa que resulta da sua grande viscosidade e elasticidade. A substância amorfa é composta maioritariamente por glicosaminoglicanos (também conhecido por mucopolissacarídeos), polissacarídeos não ramificados com resíduos alternados de ácido urónico e hexosamina. A substância amorfa é numa matriz que se encontra no espaço extracelular, particularmente em tecidos conjuntivos como as cartilagens, tendões, pele e as paredes dos vasos sanguíneos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais