Buscar

Como são formadas as ligações glicosídicas?

💡 3 Respostas

User badge image

Livia Vieira

As ligações glicosídicas são ligações covalentes que se formam quando os monossacáridos ou açúcares simples se ligam formando moléculas maiores. A ligação entre duas a dez moléculas denomina-se oligossacárido. Quando constituída por dois açúcares simples, denomina-se dissacárido ou dissacarídeo e é a forma mais comum em alimentos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As ligações glicosídicas são ligações covalentes que se formam quando os monossacáridos ou açúcares simples se ligam formando moléculas maiores. A ligação entre duas a dez moléculas denomina-se oligossacárido. Quando constituída por dois açúcares simples, denomina-se dissacárido ou dissacarídeo e é a forma mais comum em alimentos. Um exemplo de dissacarídeo é a lactose. A lactose é composta por dois açúcares simples: a glucose (ou glicose) e a galactose. Estes dois monossacarídeos são ligados covalentemente quando o grupo hidroxilo de um açúcar (β-D-glucose) reage com o carbono anomérico de outro açúcar (β-D-galactose), formando uma ligação O-glicosídica.


A celulose é um exemplo de polissacarídeo composto por monómeros de glucose e é um dos constituintes das paredes celulares de plantas. A celulose forma-se pela união de β-glucose através de ligações β-1,4-glicosídicas. Esta ligação glicosídica caracteriza-se pela ligação acima do plano dos anéis dos açúcares ligando o Carbono 1 de um monossacarídeo com o Carbono 4 do outro.

0
Dislike0
User badge image

Octávio Lumingo

o que ocorre é combinação da hidroxila de um carbono anomérico (Carbono ligado ao oxigênio central e a uma hidroxila livre) de um monossacarídeo ( grupo hemiacetal) com a hidroxila de um álcool ou com a hidroxila de qualquer carbono de outro monossacarídeo, produzindo água.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais