Buscar

Quando um monossacarídeo pertence à classe das aldoses ou cetoses?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Essa classificação é dada pela presença de um grupo funcional aldeído ( Aldehyde.png ) ou de um grupo funcional cetona (Keton - Ketone.svg) na estrutura molecular do monossacarídeo. Ou seja, quando há um grupo aldeído é uma aldose, e quando há um grupo cetona é uma cetose.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os monossacarídeos são os compostos mais simples de carboidrato, possuindo entre três e sete carbonos. São monômeros, ou seja, não podem ser hidrolisados. Geralmente possuem gosto adocicado e são sempre solúveis em água. Os mais conhecidos popularmente são as pentoses e hexoses.

 

fonte: https://www.infoescola.com/bioquimica/monossacarideos/


Os aldeídos e as cetonas são funções orgânicas muito parecidas. Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila , com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.

 

fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/diferenciacao-aldeidos-cetonas.htm


Portanto, se o monossacarídeo possui carbonila na extremidade da cadeia de carbono então ele é uma aldose; se o monossacarídeo possui o grupo carbonila num outro carbono então ele é uma cetose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais