Buscar

São fases da implantação da Gestão do Conhecimento: ?

💡 1 Resposta

User badge image

Esley Cleber

As quatro etapas para implementar a gestão do conhecimento

Agora que os objetivos foram explicados, chegou o momento de voltar à questão inicial do texto: afinal, como ocorre a implementação da gestão do conhecimento em uma organização? De modo geral, ela é realizada em quatro etapas, explicadas a seguir:

1 – Faça o diagnóstico da sua empresa

O primeiro passo é analisar o grau de maturidade do empreendimento. Para isso, são utilizados seis critérios: lideranças, processos, pessoas, aprendizado e inovação, tecnologia e resultados. A partir deles são avaliados a capacidade da empresa de responder aos desafios do mercado, de organizar e direcionar o conhecimento, de treinar os funcionários, o estímulo a um ambiente colaborativo e ao compartilhamento do conhecimento, o uso de tecnologias, dentre outros.

Em seguida, deve ser realizado o plano de negócios, visando justificar a importância da GC para a organização. Mas você sabe exatamente o que é isso? Bom, trata-se de um documento em que é especificada a ideia de negócio a ser trabalhada. Esse documento também é utilizado como ferramenta interna, pois viabiliza iniciativas, além de servir como métrica para avaliar os resultados delas. É nesse sentido que ele é importante nesta etapa de implementação da GC. Os seguintes aspectos devem ser considerados:

  • Justificativa: quais são os motivos ou necessidades operacionais e como estão vinculados aos objetivos estratégicos;
  • Objetivos: quais são os resultados esperados;
  • Descrição do processo ou do projeto: quais ações e em que ordem serão adotadas;
  • Intervenção da GC: como a disciplina irá ajudar a empresa, suprindo as necessidades identificadas;
  • Fatores de sucesso: o que contribuirá para que o projeto seja bem sucedido;
  • Análise de custo-benefício: qual é a relação entre os custos de executar o projeto e os resultados a serem alcançados.

2 – Planeje as ações

Este é o momento de definir a visão, os objetivos e as estratégias da gestão do conhecimento, identificando e priorizando as melhores ações a serem implementadas (individualmente, na equipe e nos ambientes interno e externo). Também devem ser estabelecidos quem são os responsáveis pela administração desse processo e quais ações serão utilizadas para colocar a gestão do conhecimento em prática. É importante ressaltar que esses métodos devem estar alinhados com os seis critérios especificados no início do tópico anterior.

3 – Teste o que foi definido no planejamento

Com as devidas análises realizadas e o planejamento preparado, a empresa elabora um projeto piloto. O objetivo dele é testar a eficácia do que foi planejado e gerar informações importantes para melhorar o projeto final. Essa etapa é, portanto, uma forma de aprendizagem em que são avaliados os elementos que deram bons resultados e os que não, quais os fatores que proporcionaram isso e quais medidas podem ser mantidas ou precisam ser adaptadas. Essas informações permitem aperfeiçoar o plano inicial, minimizar os erros e ampliar o uso do sistema de gerenciamento do conhecimento.

4 – Implemente na empresa

Neste momento são discutidos os fatores importantes que proporcionaram bons resultados durante a execução do planejamento da gestão do conhecimento e são desenvolvidas soluções para os elementos que se mostraram resistentes. Por fim, desenvolvem-se estratégias de avaliação contínua dos resultados. Esta etapa é realizada de acordo com o seguinte passo a passo:

  1. Definição dos indicadores do projeto;
  2. Instalação da GC no trabalho;
  3. Implantação de um plano de comunicação da GC;
  4. Instituição de um sistema de recompensa;
  5. Implementação, avaliação e monitoramento do que foi proposto no planejamento;
  6. Uso do resultado para melhoria do processo.

Valorizar o conhecimento dentro do ambiente empresarial é, hoje, requisito para obter bons resultados. Isso é consequência da importância que os ativos intangíveis conquistaram. Por isso, não fique de fora e faça os investimentos necessários para implementar a gestão do conhecimento no seu negócio

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais