Buscar

Analogía direito civil

como posso classificar? 

💡 3 Respostas

User badge image

Luciana

Analogia é uma fonte do direito, ou seja, é um dos elementos de onde deriva o direito, impedindo julgamentos centrados em critérios subjetivos. Dentro das fontes se classifica dentre as formais, que são as que determinam os modos de formação e manifestação do direito objetivo e ainda acessória, já que secundária em relação à fonte formal principal - que é a lei. Por fim, classifica-se como mediata ou secundária vez que utilizada pelo aplicador da lei no caso desta ser omissa, já que consiste em aplicar à hipótese não prevista em lei disposição relativa a caso semelhante.

Portanto analogia classifica-se como fonte formal acessória e mediata do Direito Civil.

2
Dislike0
User badge image

Demóstenes Rawlinson Filgueiras

No meio jurídico, a analogia é uma forma de integração das lacunas da le. A analogia ocorre quando é feita uma comparação entre casos diferentes mas com um problema parecido para surgir a mesma resposta. A analogia tem como base o principio da igualdade jurídica, e também afirma que deve haver a mesma solução para o mesma infração ou razão da lei.

A analogia não é aplicável no direito penal (a não ser no caso in bonam partem); na fiança; em leis fiscais; em negócios jurídicos (e na renúncia).

2
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Tartuce, analogia "é a aplicação de uma norma próxima ou de um conjunto de normas próximas, não havendo uma norma prevista para um determinado caso concreto".

Pode ser classificada como:

  • Analogia Legal, ou Legis: aplicação somente de uma norma próxima.
  • Analogia Jurídica, ou Iuris: aplicação de um conjunto de normas próximas, extraindo elementos que possibilitam a analogia.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais