Buscar

COMO SE DEFINE A LEGÍTIMA DEFESA PUTATIVA?

LEGITIMA DEFESA PUTATIVA

💡 3 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Pode ser definida como a situação imaginária (putativa) presente na cabeça do agente. Na verdade ele se supõe em situação de agressão injusta e acredita estar atuando em legítima defesa. Isso só acontece na cabeça do agente. É que o Direito Penal não pode aceitar que o agente tenha certeza da agressão injusta. Deste modo, imaginando o agente estar em situação de legítima defesa tem-se a legítima defesa putativa, que só existe no pensar do agente, não no mundo real.
0
Dislike0
User badge image

Ivan Maciel

Na legitima defesa putativa,o agente se vê em uma  situação imaginária , que se de fato existisse , jusficaria sua conduta. Na sua cabeça, a injusta agressão  injusta e iminente  existe, porem de fato não passa de uma imaginação. Ex. Atira em um inimigo que já lhe havia ameaçado, no momento que este coloca a mão na cintura, pensando que iria  sacar uma arma, quando na verdade iria pegar apenas  um pente em um dos bolsos.

0
Dislike0
User badge image

Karina Beraldo

É definida a legítima defesa putativa, quando o agente supõe uma situação imaginária, pensando existir uma situação de fato, ele age pensando estar em legítima defesa. Ex: Já havia problemas entre ele e um individuo, e o mesmo o havia ameaçado, ele chega perto do seu inimigo, o inimigo com as mãos para trás, ele imagina que o individuo está com uma arma, sendo está situação imaginária, ele atira, e o inimigo trazia com ele, um buque de flores para pedir perdão por o ter ameaçado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais