Buscar

Dentro de uma análise das fortalezas e fragilidades da Organização podemos considerar também que elas são oportunidades e ameaças? Explique.

A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma organização. Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da entidade no ambiente em questão.

Forças e Oportunidades – É tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Forças e Ameaças – É tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

Fraquezas e Oportunidades – É desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Machado

As forças e fraquesas são variáveis do ambiente interno da empresa, ou seja, dependem da própria empresa. Ex. A empresa X tem ponto forte em em sua marca, porém tem ponto fraco em entrega de seus produtos. 

As oportunidades e ameaças são vistas no ambiente externo, ou seja, o mercado. O cenário econômico favorece a empresa? Parcerias com outras empresas são vantajosas? Há demanda por produtos novos? A taxa de desemprego afetará minhas vendas? A alta do dólar será bom ou ruim? Etc...

 

Na análise SWOT você cruzará essas informações, pontos fortes com oportunidades, pontos fortes com ameaças, pontos fracos com oportunidades e pontos fracos com ameaças (que é o cenário mais difícil de contornar, onde se deve tentar minimizar os efeitos negativos de uma ameaça). E elaborará um plano estratégico para melhor aproveitar as oportunidades e se defender das ameças, usado seus pontos fortes, e tentando minimizar o máximo possível seus pontos fracos.

 

No exemplo da empresa X, ela tem uma marca muito forte, tem muitas vendas, porém tem dificuldades com logística, a empresa que presta serviços a ela, não entrega seus produtos no prazo estipulado. Tendo o mercado atual, com inflação, problemas com os sistemas hidroviários, devido a falta de chuvas, o que aumenta o contingente de caminhões nas estradas, esta empresa terá mais atraso em suas entregas, e possivelmente um aumento de preço nos produtos. Já um exemplo de oportunidade seria se essa empresa X, fosse do setor de eletrodomésticos, e o governo, para contornar crises financeiras e aquecer o mercado, baixa a taxa 0 o IPI (imposto sobre produto industrializado). Seria uma ótima oportunidade para aumentar as vendas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais