Buscar

Quais os tipos de deformações resultantes das forças tectônicas atuantes da Terra?

De acordo com a Geologia, quais os tipos de deformações resultantes das forças tectônicas atuantes da Terra?

💡 2 Respostas

User badge image

tati

É isso?

O dinamismo interno da Terra pode manifestar-se através de deformação nas rochas designada por tensões que afectam a sua forma e/ou volume. A tensão é a força exercida por unidade de área.

 
Estas tensões podem ser compressivas, distensivas, ou de cisalhamento. As tensões compressivas estão associadas a forças convergentes; as tensões distensivas estão associadas a forças divergentes; e, por fim, as tensões de cisalhamento estão associadas a movimentos paralelos das rochas em sentidos contrários.
 
O comportamento dos materiais quando estão sujeitos a estados de tensão pode ser:
 
Comportamento elástico – é reversível, o material deforma mas, quando a tensão cessa, recupera a sua forma/volume iniciais e verifica-se quando a força aplicada sobre a rocha não ultrapassou o seu limite de elasticidade;
 
Comportamento plástico – é permanente, o material fica deformado sem rotura e verifica-se quando a força aplicada sobre a rocha é superior ao seu limite de elasticidade e inferior ao limite de plasticidade.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para respondermos essa questão utilizaremos conceitos estudados pela teoria da tectónica de placas, avaliando os tipos de deformações sofridas pelas rochas por razão dos movimentos das placas tectônicas.


De acordo com estudos da Geologia, existem três tipos possíveis de deformações resultantes das forças tectônicas atuantes na Terra: deformação elástica, deformação plástica ou dúctil e deformação por fractura ou frágil. Os três tipos podem ser causados por forças de compressão, de tração ou de cisalhamento, no entanto cada uma apresenta efeitos diferentes nas rochas.

A deformação elástica a deformação sofrida pela rocha é proporcional à quantidade de força sendo aplicada sobre ela é reversível, ou seja, seus efeitos não são permanentes e, quando não há mais a força atuante, a rocha volta ao seu estado anterior. Além disso, a deformação sofrida pela rocha é proporcional à quantidade de força sendo aplicada sobre ela. Por essas razões, não existe uma forma final para a rocha após sofrer a deformação, ela tomará as características anteriores.

Por outro lado, a deformação dúctil é irreversível, a rocha não retornará a seu estado anterior sofrendo alterações estruturais permanentes. Esse tipo de deformação ocorre assim que ultrapassado o limite de elasticidade da rocha sob força tectônica. No final, as mudanças em sua forma dependerão do tipo de força atuante sobre ela: para forças compressivas, ela terá dobras; forças de tração resultam em estiramentos; e forças de cisalhamentos caracterizadas por duas forças em sentidos opostos causam uma deformação lateral também denominada cisalhamento.

Por fim, a deformação frágil também tem caráter irreversível e ocorre assim que é ultrapassado o limite de plasticidade da rocha. Como o nome deformação por fractura já diz, a rocha se parte e forma falhas e rachaduras ao sofrer esse tipo de deformação. Seus efeitos também variam com o tipo de força aplicado sobre a rocha: forças de compressão resultam na falha inversa; forças de tração causa falha normal; e forças de cisalhamento geram falha de desligamento.


Portanto, os três tipos de deformação resultante das forças tectônicas atuantes da Terra são: deformação elástica, deformação plástica ou dúctil e deformação por fractura ou frágil. Cada uma com suas características e consequências.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais