Buscar

Qual a diferença entre pedido e requerimento?

Qual a diferença entre pedido e requerimento em uma petição inicial?

💡 19 Respostas

User badge image

Felipe Barrozo

Existe uma diferença técnica entre pedidos e requerimentos. Pedidos seriam aqueles ligados ao que realmente se pretende (declaração de inexistência de débito, indenização, separação judicial, aposentadoria, despejo, etc). Já os requerimentos não guardam consonância com o pedido, mas contribuem para que se obtenha o resultado esperado no pedido (citação, requerimento de produção de prova, antecipação de tutela, gratuidade de justiça, etc).

10
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O PEDIDO diz respeito ao direito subjetivo (material) que está sendo pleiteado pelo autor em face do réu, e repercutirá na apreciação do magistrado quanto ao mérito da causa que necessita ser provado pela parte.

O REQUERIMENTO decorre do direito objetivo, pois não será apreciado pelo juiz a sua concessão ou não, cabendo ao magistrado simplesmente verificar se estão presentes as condições da ação e pressupostos processuais.

 

Enquanto o pedido provoca uma decisão interlocutória ou sentença, o requerimento (em regra) provoca simples despacho de deferimento, indeferimento ou emenda. 

9
Dislike1
User badge image

Rodrigo Alexandre

Gramaticalmente falando não há diferença. Entretanto, em postulação, há uma diferença tecnica, apenas para não misturar alhos com bugalhos. Assim, o Pedido tem relação direta com a causa de pedir, o pedido é o que se "requer" por principal, é o principal requerimento. Assim, os requerimentos tem a caracterista de serem pedidos acessórios, os pedidos que se fazem no processo para que, com a execução deles se alcance o pedido principal. 

8
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais