Buscar

Alguém sabe explicar evapotranspiração real e potencial?

Hidrologia

💡 11 Respostas

User badge image

Estudante PD

Evapotranspiração real ou efetiva (ETR): - soma total da transferência de vapor para a atmosfera que é evaporada pela superfície e transpirada pelas plantas nas condições atuais de parâmetros atmosféricos, umidade do solo e condições da cultura.

 

Evapotranspiração potencial (ETP): - máxima capacidade de água capaz de ser perdida como vapor, em uma dada condição climática, por um meio contínuo de vegetação, que cobre toda a superfície do solo estando este na capacidade de campo ou acima desta. Desta maneira, incluí a evaporação do solo e transpiração de uma vegetação de uma região específica em um dado intervalo de tempo.

1
Dislike0
User badge image

Francisco Airdesson lima do nascimento

Meio certo a ETP e a capacidade maxima que uma determinada cultura em conjunto com o solo evapora e transpira pela demanda da atmosfera, e calsada pela temperatura, insolação radiação demanda evaporativa do ar, umidade relativa e entre outros fatores.

A ETP e leva em consideração eventos maximos das condiçoes atmosfericas baseando-se na condição da cultura e a física atmosferica e muito bem explicado no livro FAO 56, onde voce encotrara uma explicação detalhada e os metodos de estimar Eto.

 

1
Dislike0
User badge image

Francisco Airdesson lima do nascimento

E esse termo da agua ser perdida pra atmosfera e um pouco incoerente pois a agua esta em um ciclo.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais