Buscar

O que é monopólio e oligopólio ?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Monopólio - É uma situação em que apenas 1 indivíduo ou empresa ou governo detém o mercado de determinado produto ou serviço. Oligopólio - É uma situação em que um pequeno grupo detém o mercado de determinado produto ou serviço

0
Dislike0
User badge image

William Paulo

Monopólio -  é quando existe um unico vendedor e muitos consumidores, a entrada é proibida mas autorizada pelo Estado, inexiste produtos substitutos a altura e o limite é a renda do consumidor.

Oligopólio - é quando um numero pequeno de empresas domina o mercado, ou seja, 80 a 90% da oferta é realizada por um grupo pequeno de produtores, a entrada é dificil e permite acordo de cavalheiros, pouca guerra de preços.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O oligopólio é uma estrutura de mercado com um pequeno número de empresas, nenhuma das quais consegue impedir que as outras tenham influência significativa. O índice de concentração mede a participação de mercado das maiores empresas. Um monopólio é uma empresa, o duopólio são duas empresas e o oligopólio são duas ou mais empresas. Não há limite superior preciso para o número de empresas em um oligopólio, mas o número deve ser baixo o suficiente para que as ações de uma empresa influenciem significativamente as outras. 

Os principais oligopólios incluem fabricantes de aço, empresas de petróleo, estradas de ferro, fabricação de pneus, cadeias de supermercados e operadoras de celular. A preocupação econômica e legal que se tem com esse tipo de esrutura, está no fato de que um oligopólio pode bloquear novas empresas no mercado, além de retardar a inovação e aumentar os preços, o que prejudica os consumidores. As empresas em um oligopólio estabelecem preços, em vez de tomar os preços do mercado. As margens de lucro são, portanto, mais altas do que em um mercado mais competitivo.

Os monopólios podem ser considerados um resultado extremo do capitalismo de livre mercado : Ausente de quaisquer restrições ou restrições, uma única empresa ou grupo uma empresa torna-se grande o suficiente para possuir todo ou quase todo o mercado (bens, suprimentos, commodities, infra-estrutura e ativos). determinado tipo de produto ou serviço. Leis e regulamentações antimonopólio são postas em prática para desencorajar operações monopolistas - proteger os consumidores, proibir práticas que restrinjam o comércio e garantir que o mercado permaneça aberto e competitivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais