Buscar

vogal temática da primeira conjugação, sufixo e prefixo

💡 1 Resposta

User badge image

Aline Gabriele

A vogal temática liga o radical (parte da palavra responsável por sua significação principal) às desinências (elementos que indicam as flexões das palavras), constituindo o tema. No nosso idioma, os verbos e os substantivos possuem vogais temáticas.

A vogal temática é, portanto, um morfema gramatical que tem como principal função preparar o radical para receber as desinências. Pode ser usada nos nomes (-a, -o, -e), como em “menina” e “garoto”; ou ainda nos verbos (-ar, -er-, -ir), como em “andar”, “correr” e “sumir”.

Vogal temática verbal> A vogal temática verbal desdobra-se em três tipos: Vogal “a” para os verbos da 1ª conjugação, que têm terminação em –ar. Exemplos: amar, admirar, acordar, lembrar, brincar, jogar etc.;

Vogal “e” para os verbos da 2ª conjugação, que têm terminação em –er. Exemplos: saber, correr, rever, comer, receber etc.;

Vogal “i” para os verbos da 3ª conjugação, que têm terminação em –ir. Exemplos: assistir, cair, sorrir, ouvir, dividir etc.

Vogal temática nominal> As vogais temáticas nominais se ligam ao nome. São três: a, e, o, quando átonas (pronunciadas de maneira mais fraca) e no final da palavra.  Exemplos: folha, ponte, bolo.

Nesse caso, a vogal temática indica o gênero gramatical (feminino ou masculino) do substantivo. Vogal “a” para os substantivos terminados em “a”: casa, mala, escola, cadeira, sala etc.

Vogal “o” para os substantivos terminados em “o”: livro, carro, fogo etc.

Vogal “e” para os substantivos terminados em “e”: sorte, sabonete, alface etc.

Atenção! Palavras terminadas em vogais tônicas (pronunciadas de maneira mais forte) não apresentam vogal temática. Alguns exemplos são: Pará, chulé, pé, sofá, cipó etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais