Buscar

A neuropatia diabética é uma complicação da diabetes,onde o pé do paciente pode necrosar e formar:

💡 4 Respostas

User badge image

jeff maciel

Existem dois tipos de neuropatia, a sensitiva em que o portador perde gradualmente a sensibilidade tátil, o que faz com o paciente perca a sensação protetora, tornando mais vunerável a sofrer traumas físicos como queimaduras e cortes; também ocorre atrofia muscular, que desencadeia deformidades nas articulações dos dedos, essas deformidades causa uma pressão desprorcional nos pés podendo ocorrer ulcerações na região submetida a pressão, por estar com os pés com perda de sensibilidade, e com risco à ulcerações pode haver cortes ou outros traumas que retiram a integridade da pele, que por sua vez propicia a infecção bacteriana, que em um estágio avançado poderá levar a perca do membro ou parte dele,(amputação).

Já a neuropatia autonômica é causada por algum disfunção no sistema nervoso autônomo, causando perca de tônus múscular e anidrose que é a diminuição da produção de suor na região causando ressecamento, propiciando assim o surgimento de rachaduras, fissuras que deixa o paciente mais vunerável a contrair uma infecção bacteriana que por sua vez, como dito anteriormente se não tratada e em um estágio avançado , pode levar a amputação do membro.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Neuropatia diabética é um tipo de dano nervoso que pode ocorrer se você tem diabetes. Açúcar elevado no sangue (glicose) pode ferir os nervos em todo o corpo. Neuropatia diabética na maioria das vezes danifica os nervos nas pernas e pés.


Dependendo dos nervos afetados, os sintomas da neuropatia diabética podem variar de dor e dormência nas pernas e pés a problemas com o sistema digestivo, o trato urinário, os vasos sanguíneos e o coração. Algumas pessoas têm sintomas leves. Mas para outros, a neuropatia diabética pode ser bastante dolorosa e incapacitante.


A neuropatia diabética é uma complicação comum e grave do diabetes. Mas muitas vezes você pode evitar a neuropatia diabética ou retardar o seu progresso com o controle do açúcar no sangue e um estilo de vida saudável.


Portanto, temos que a neuropatia periférica é o tipo mais comum de neuropatia diabética. Afeta primeiro os pés e as pernas, seguidos das mãos e braços. Os sinais e sintomas da neuropatia periférica são frequentemente piores à noite e podem incluir:

Dormência ou redução da capacidade de sentir dor ou mudanças de temperatura
Formigamento ou sensação de queimação
Dores ou cãibras afiadas
Maior sensibilidade ao toque - para algumas pessoas, até mesmo o peso de um lençol pode ser doloroso
Fraqueza muscular
Perda de reflexos, principalmente no tornozelo
Perda de equilíbrio e coordenação
Problemas graves nos pés, como úlceras, infecções e dores nos ossos e articulações

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais