Buscar

defina limites e conteúdo do túnel do carpo?

💡 2 Respostas

User badge image

Rebecca Brasileiro

A síndrome do túnel do carpo (STC) é definida pela compressão do nervo mediano no punho. É a mais frequente das síndromes compressivas e a causa mais frequente é a idiopá- tica. Ainda que as regressões espontâneas sejam possíveis, o agravamento dos sintomas é a regra. O diagnóstico é, acima de tudo, clínico pelos sintomas e testes provocativos. Um exame eletroneuromiográfico pode ser recomendado no pré-operatório ou em caso de doenc¸a laboral.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 Túnel do carpo é um túnel fibro-ósseo delimitado pelos ossos do carpo e pelo retináculo dos flexores. Os componentes ósseos do túnel do carpo formam um verdadeiro arco proximalmente pelos ossos pisiforme e tubérculo do escafóide e distalmente pelos ossos hamato e tubérculo do trapézio. Superficialmente, o tendo do músculo palmar longo passa anterior ao retináculo dos flexores para tornar-se contínuo com a fáscia palmar. O ligamento flexor do retináculo e ligamento transverso do carpo (LTC) são considerados por alguns autores a mesma estrutura. O LTC pode ser dividido em 3 distintos componentes. Uma porção proximal que é a continuação direita da fáscia profunda do antebraço. Uma porção distal que é uma aponeurose entre os músculos tenares e hipotenares. Uma região central, constituída pelo ligamento transverso do carpo.

A princípio o conteúdo do túnel do carpo é constituído pelo: nervo mediano tipicamente acompanhado por outras variáveis estruturas tais como a artéria mediana (esta ocorre em 10 % dos casos) e nove tendões de músculos flexores (1 tendão do músculo flexor longo do polegar, 4 tendões dos músculos flexores superficiais dos dedos, e 4 tendões do músculos flexores profundos dos dedos. O nervo mediano forma-se a partir de nervos cervicais C5 à T1.       

Na região distal do túnel do carpo, o nervo mediano divide-se em seus ramos terminais:

  • -ramo recorrente motor (RRM)
  • -ramos para músculos lumbricóides I e II
  • -ramos sensitivos para os nervos digitais palmares.

   O RRM origina-se da superfície lateral do nervo mediano, distal ao retináculo dos flexores e direciona-se à eminência tenar, inervando os músculos:

 

  • -abdutor curto do polegar
  • -oponente do polegar
  • -porção superficial do flexor curto do polegar.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes