Buscar

Qual a definição de ácido?

💡 2 Respostas

User badge image

Babau Costa

Ácido, no âmbito da química, pode se referir a um composto capaz de transferir Íons (H+) numa reação química (vide Ácido de Brønsted), podendo assim diminuir o pH de uma solução aquosa, ou a um composto capaz de formar ligações covalentes (vide Ácido de Lewis) com um par de eléctrons.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Alguns dos processos mais importantes nos sistemas químicos e biológicos são reações ácido-base em solução aquosa.

Existem várias definições para ácidos, das quais a mais utilizada é a definição do químico sueco Svant August Arrhenius, formulada no final do século XIX. Segundo ele, ácidos são substâncias que se ionizam em solução aquosa, liberando o íon H+ (íon hidrogénio).

Os ácidos têm várias aplicações e estão presentes em vários produtos de nosso cotidiano. Por exemplo, frutas como limão e laranja possuem o ácido cítrico (C6H8O7); na bateria de automóveis há uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4); o ácido muriático é usado para limpezas de azulejos; pedras têm como principal componente o ácido clorídrico impuro (HCl) e o vinagre possui o ácido acético (C2H4O2).

Os ácidos presentes nas frutas mencionadas e no vinagre possuem sabor azedo que é característico desses compostos. Porém, esse não deve ser o fator que deve ser usado para identificar se algum composto faz parte dessa função, pois muitos ácidos são extremamente tóxicos e corrosivos, como o ácido sulfúrico da bateria de carros.

Portanto, ácidos são substâncias que se ionizam em solução aquosa, liberando o íon H+ (íon hidrogénio).

Fontes:

  • http://www.explicatorium.com/cfq-8/acidos.html. Acesso em 18 de junho de 2018.
  • https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-inorganica/acidos.htm. Acesso em 18 de junho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais