Buscar

Qual a diferença entre citação e intimação no processo civil?

💡 3 Respostas

User badge image

Wendys Rodrigues

"Citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender." "Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa."

1
Dislike0
User badge image

Afonso Junior

A principal diferença é que a citação é facultativa para parte, quanto à intimação é impositiva, uma ordem.
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Citação é primeiro ato de comunicação de propositura da ação, convocando réu, executado ou interessado para integrar a relação processual constituída pela distribuição e registro da petição inicial, após juízo de admissibilidade positivo. Ademais, é ato que induz à litispendência, torna a coisa litigiosa e interrompe a prescrição (arts. 238 e 240, do CPC).

"Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

Art. 240. A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor, ressalvado o disposto nos arts. 397 e 398 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil) ."

 

Já a intimação é meio de comunicação da prática de todo ato processual, a partir da qual passam a ser contados os prazos processuais existentes e por meio do qual se cientifica que a parte conhece da prática daquele ato que foi praticado, sendo certo que foi oportunizado o exercício do contraditório e da ampla defesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais