Buscar

como usar o portugol?

💡 2 Respostas

User badge image

Samuel Pinheiro Alvares

A linguagem de progamação mais próxima de portugol é o Pascal, seria bacana achar umas vídeo aulas para você ver como funciona, é o mesmo conceito basicamente só que em inglês. Tem alguns aplicativos que podem te ajudar a ver como o programa funciona também, um deles é o VisualG.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O portugol é uma linguagem de programação que permite que o usuário desenvolva algoritmos em português de forma simples. Nessa técnica utiliza-se o refinamento sucessivo.

A implementação de algoritmos desenvolvidos em portugol é feita com facilidade a partir de

um mapeamento para a linguagem de programação desejada.

Para usar o Portugol, você só precisa ter o java instalado em seu computador. Para entedermos como funciona esse tipo de programação daremos o exemplo a seguir:

  • Na linha 01 (um) deve-se colocar o nome dado ao algoritmo.
  • Nas duas próximas linhas são declaradas as variáveis que serão utilizadas no seu programa (num1, num2 e result): todas pertencem ao tipo inteiro.
  • As próximas linhas deve-se especificar os delimitadores, responsáveis por demarcar o início e o fim do algoritmo. Na e entre essas especificações um comando de saída de dados. Com esse comando podemos escrever mensagens na tela, como a utilizada neste exemplo.
  • Nas últimas linhas realiza o cálculo aritmético, onde os valores da soma entre num1 e num2 são armazenados na variável result. O resultado da soma (result) é apresentado na próxima linha, através do comando escreva.

Para executar um algoritmo que a soma dos dois valores inteiros digitados pelo usuário e apresenta o resultado da soma na tela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais