Buscar

1) No caso da fasciite necrosante, porque o sistema imunológico e os antibióticos são ineficazes no combate ao patógeno?

?

💡 4 Respostas

User badge image

Yuri Brandim

De maneira resumida, é devido ao tecido infectado pela bactéria Streptococcus pyogenes estar necrosando. A bactéria se multiplica muito na fáscia (que recobre os músculos) e libera vários fatores de virulência que agem destruindo os tecidos locais e permite a penetração do agente mais fundo nos tecidos. A fácia é "escolhida" justamente por ser de mais fácil disseminação para as bactérias, em relação ao tecido muscular em si. Para o sistema imunológico agir eficazmente e os antibióticos fazerem efeito, o tecido deve estar vivo, com a circulação sanguínea intacta; na fasciite necrosante os tecidos estão mortos, necrosados, então não há ação do sistema imunológico e muito menos os antibióticos conesguem chegar ao local infectado. Não há sinalização celular, recrutamento de macrófagos, neutrófilos e etc. É uma estratégia evolutiva adquirida pela S. pyogenes ao longo do tempo para conseguir sobreviver ao ataque do sistema imunológico do hospedeiro e se disseminar livremente.

De maneira geral é isso.

2
Dislike0
User badge image

Camila Sossai

Muito brigado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais