Buscar

O que é Homeostasia?

homeostasia

💡 4 Respostas

User badge image

Thiago Costa

Dê o conceito de homeostasia e explique 02 situações onde poderíamos verificar sua ocorrência.

A homeostasia é a manutenção de condições quase constantes no meio interno (meio interno refere-se ao fluido entre as células, chamado liquido intersticial), essas condições contribuem para que o meio interno do corpo permaneça dentro de certos limites. Todos os órgãos e tecidos do corpo humano executam funções que contribuem para manter essas condições relativamente constantes, tornando-se uma função essencial do corpo humano.

Um organismo é considerado em homeostase quando seu meio interno contém a concentração apropriada de substâncias químicas, mantém a temperatura e a pressão adequadas. Quando a homeostase é perturbada, pode resultar a doença, e se os fluidos não forem trazidos de volta à homeostase, pode ocorrer a morte.

O estresse pode perturbar a homeostase por se tratar de qualquer estímulo que cria um desequilíbrio no meio interno. Ele pode originar-se do meio externo com o calor, frio ou falta de oxigênio, ou de dentro do corpo com pressão sanguínea alta, tumores e pensamentos desagradáveis. A maioria é leve e rotineira, mas pode ocorrer o estresse extremo que pode ser causado por envenenamento, superexposição a temperaturas extremas e intervenções cirúrgicas.

Quem controla os mecanismos homeostáticos do corpo são os sistemas nervoso e endócrino. O sistema nervoso regula a homeostase quando detecta os desequilíbrios do corpo, e faz o envio de mensagens aos órgãos apropriados para combater o estresse. No sistema endócrino, glândulas secretam hormônios, que são mensageiros químicos, na corrente sanguínea.

Como exemplo de ocorrência da homeostase, podemos citar o taquicardia, que é quando o coração bombeia mais rapidamente e empurra mais sangue para as artérias, aumentando a pressão sanguínea. Esse aumento da pressão é detectado por células nervosas sensíveis que respondem com o envio de impulsos nervosos ao encéfalo. O encéfalo responde ao coração e a certos vasos sanguíneos para diminuir a frequência cardíaca, diminuindo, assim, a pressão sanguínea.

Outro exemplo é o controle da temperatura corporal, ela é controlada por um grupo de neurônios localizado no hipotálamo chamado de área pré-óptica. Quando a temperatura sanguínea aumenta, esses neurônios enviam impulsos mais frequentemente, e quando a temperatura sanguínea diminui, os neurônios enviam impulsos com menos frequência. Esses impulsos são enviados ou para o centro de perda de calor, que inicia uma serie de respostas que baixam a temperatura, ou para o centro de produção de calor, que inicia uma série de respostas que aumentam a temperatura corporal.

4
Dislike0
User badge image

Pablo Freitas

Homeostasia (ou homeostase) é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação.

É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.

Este fenômeno foi descrito pela primeira vez pelo fisiologista francês Claude Bernard e posteriormente foi estudado mais profundamente pelo fisiologista estadunidense Walter Cannon.

Importante no âmbito da biologia, a homeostasia consiste no processo de regulação através do qual um organismo consegue manter o seu equilíbrio. A homeostasia é caracterizada pela sua estabilidade e também pela sua imprevisibilidade, porque uma ação pode ter um efeito oposto do que é expectável.

Maiores informações: (http://www.significados.com.br/homeostasia/)

1
Dislike0
User badge image

Tássia Péres Fernandes

É a capacidade que o homem tem de manter a temperatura corporal constante
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais